domingo, 14 de julho de 2013

Signos Interceptados
Interceptar v.t. Interromper o que estava em curso; deter; obstar. (Minidicionário da Língua Portuguesa – Celso Pedro Luft, 1990).
    A
ssim como os Signos do Zodíaco são 12 divisões celestes, a Lei de Analogia leva-nos a dividir a Esfera Terrestre em 12 setores que são as Casas. Essas Casas, os setores terrestres, são consideradas como campo de ação dos Signos e dos Planetas.
Teoricamente, então, espera-se que haja uma correspondência entre as divisões celestes e terrestres. Porém, freqüentemente isso não acontece e surge um par de Signos interceptados. Diz-se que um Signo está interceptado quando está inteiramente contido dentro de uma Casa, mas não aparece em nenhuma das cúspides. Por exemplo: cúspide da Casa I a 28°^ e cúspide da Casa II a 05°`. Neste caso, o Signo de Touro está interceptado na Casa I, mas ele não aparece na cúspide, isto é, fica “embutido” dentro da Casa I. Como o Mapa Astral é simétrico, fato idêntico ocorre na Casa oposta, a VII: cúspide dessa Casa a 28°d e cúspide da Casa VIII a 05°f, com Escorpião interceptado na 7ª. Casa.
A interceptação é mais difícil de ser compreendida porque não é um fenômeno observável, como ocorre com os Planetas Retrógrados, pois se consegue notar quando eles andam – mesmo aparentemente – em marcha à ré.
Mas vejamos porque ocorrem Signos interceptados:
Em primeiro lugar, imagine uma esfera de cristal, onde estão dispostos os astros, com um eixo imaginário em seu centro. Essa esfera de cristal tem um Equador (Equador Celeste), que é envolvido pelo Zodíaco – uma faixa com 12 secções de 30°. Agora, imagine a Terra bem no centro dessa Esfera Celeste; porém, visualize-a com sua forma geóide (não perfeitamente esférica, mas levemente semelhante a um pião) com um eixo central, ao redor do qual realiza seu movimento de rotação, mas inclinado cerca de 23° em relação ao eixo da Esfera Celeste. Em decorrência desta situação, o Equador Terrestre também fica inclinado em relação ao Equador Celeste em 23°. E, finalmente, imagine a Terra girando sobre seu eixo, não de forma uniforme e homogênea, mas efetuando um tipo de “cabeceio” (movimento de nutação).
Visualize agora as pessoas distribuídas pelos 5 Continentes: aquelas residentes em regiões próximas ao Equador terão uma visão bem homogênea dos 12 setores de 30° que compõem a faixa zodiacal; mas, aquelas mais vizinhas aos Pólos, por uma simples questão de perspectiva, terão uma visão bem distorcida dos Signos. Devido ao “bamboleio” de nosso Planeta, mesmo na faixa ao redor do Equador (Zona Tórrida), em algumas horas do dia, a visão dos Signos também se modifica.
É isso que dá origem aos Signos Interceptados.
Exposto o ponto de vista técnico, passemos à sua interpretação. 


       O par de Signos interceptados

Como já vimos, pela Lei de Analogia, havendo 12 setores no céu, é preciso que haja 12 setores na Terra (“assim como é em cima, é embaixo”). Imagine-se no centro de seu Mapa Natal, com os 12 Signos do Zodíaco cercando-o. Encare cada cúspide como uma entrada de energia cósmica para uma determinada área de sua vida. Você capta essa energia, metaboliza-a e aplica-a na respectiva área. Por exemplo: se seu Mapa Natal apresenta Aquário na cúspide da Casa X, você recebe essa inflexão em si mesmo, elabora-a internamente e aplica-a em sua atividade profissional, de preferência numa carreira holística, tecnológica ou de comunicação massiva – ou seja: aquariana. Porém, quando um Signo está interceptado, não há entrada para a sua energia, você não consegue captá-la e empregá-la “aqui embaixo”. Sua manifestação concreta está bloqueada.
Na verdade, não há um consenso entre os astrólogos sobre o significado dos Signos Interceptados. Alguns afirmam que indicam dificuldades de expressar suas atitudes a nível físico. Outros defendem a idéia de que sua ocorrência não tem grande importância na vida da pessoa. E há os que acreditam que “os assuntos pertencentes aos Signos e Casas em questão recebem uma proeminência adicional, uma vez que parecem penetrar a maioria dos aspectos da vida” [1].
 A linha espiritualista, reencarnacionista ou cármica é que dá mais ênfase à sua ocorrência, afirmando que eles representam qualidades que o nativo deixou de desenvolver em várias encarnações passadas, e provocam a ocorrência de circunstâncias incontroláveis em sua atual encarnação. Essas circunstâncias, no entanto, não são óbvias, mas sim sutis, difusas, dando-lhe a sensação de que algo está faltando, sem saber definir exatamente o que é. E, por não terem sido competentemente desenvolvidos, os Signos interceptados tendem a revelar mais suas características negativas do que as positivas, pois o indivíduo as desprezou no passado [2]. Por isso, agora precisa empenhar-se em seu trabalho para expressar as respectivas qualidades.
É preciso que recordemos o que ensinava Mestra Emmy de Macheville: na verdade não temos 12 Signos, mas sim 6 eixos, cada um com duas polaridades. Encarando-se o caso dos interceptados por esse ângulo, na verdade é um eixo que tem sua energia bloqueada ou interrompida. Cada ponta do eixo situa-se num hemisfério (pessoal X circunstâncias, vida privada X vida pública), o que esclarece um pouco a questão cármica que eles representam, pois nosso carma não nos envolve exclusivamente como indivíduos, mas também como membros da coletividade humana. Assim, a negligência em realizar competentemente as qualidades do par interceptado afeta o “eu” e o “nós”.
É preciso dar muita atenção aos Planetas Regentes dos Signos Interceptados pois eles serão as chaves para abrir o bloqueio e a energia do Signo Interceptado pode “escorrer” para a área (Casa) em que se encontra o seu Regente. Também precisamos observar se há Planetas situados dentro dos Signos interceptados. Eles representarão forças adicionais para furar o bloqueio. Dizem alguns que, quando o Signo se desintercepta, sua energia não apenas flui, mas jorra abundantemente, pois eles funcionam como uma represa que vai armazenando energia até o momento do desbloqueio. Porém até o momento da desinterceptação, as energias simbolizadas por esses Planetas ficam como que “em suspenso”; neste Caso, é preciso levar-se cm conta que são atingidos também os assuntos relativos às Casas regidas por esses Planetas ocupantes interceptados. Se Mercúrio e/ou Vênus estiverem neste caso, pode haver duas ou até quatro Casas[3] comprometidas e com dificuldades de manifestação.
Para saber quando os Signos se desbloquearão (por progressões) aja do seguinte modo:
Ø tome a Tábua de Casas e procure a latitude correspondente ao local de nascimento do nativo com Signos interceptados em seu mapa;
Ø localize a hora sideral correspondente ao seu nascimento;
Ø procure a Casa com Signo interceptado e vá correndo os olhos até chegar ao momento em que não há mais interceptação; anote a respectiva hora sideral;
Ø sabendo-se que cada 4 minutos de hora sideral correspondem a 1 ano de vida, conte de 4 em 4 da hora sideral do nascimento até a hora sideral da desinterceptação e obterá a idade em que ocorrerá o desbloqueio dos Signos interceptados.

O par de Signos com duas cúspides
Quando ocorre um eixo interceptado, ocorre simultaneamente um outro com duas cúspides. A energia desses Signos é usada duplamente, a pessoa conhece bem aquela maneira de ser ou de agir e, em geral, funciona facilmente com a vibração desse Signo. Seus Regentes revelam talentos adquiridos em outras vidas e que agora podem ser empregados como uma forma de compensar o bloqueio trazido pelo par interceptado. Segundo Elman Bacher, “representam padrões de experiência através dos quais a pessoa implicada está compensando faltas do passado[4]. As Casas ocupadas por esses Planetas deverão ter atividade extra, pois eles poderão reger até 3 setores da vida (no caso de ser Gêmeos, Virgem, Touro ou Libra os que têm duas cúspides).
Alguns astrólogos consideram esta situação como indicadora de que as questões das Casas contíguas com o mesmo Signo em suas cúspides têm seus assuntos interligados. Por exemplo: num mapa natal em que as Casas II e III estejam localizadas no mesmo Signo, o nativo ganharia a vida (Casa II) por meio de viagens, comunicação ou publicações (Casa III).



[1] Alan Oken: “Horóscopo: sua viagem astrológica”, Ed. Nova Fronteira, p.163.
[2] Daniel Yott: “Signos interceptados e reencarnação”, Ed. Pensamento, p. 16.
[3] Serão as Casas com Gêmeos e Virgem nas cúspides no caso de Mercúrio interceptado e as Casas com Touro e Libra nas cúspides no caso de Vênus interceptada.
[4] Elman Bacher: “Estudios de Astrologia”, Ed. Kier, Tomo IV, p. 71.

2 comentários:

  1. Tenho casa 12 em leão e mercúrio, o que me diz sobre isso ?
    E virgem interceptado no ascendente, o signo oposto é peixese ele está na lua na casa 7 oposta à 1(ascendente).
    É muito ruim ? Por favor me responda

    ResponderExcluir
  2. adorei a explicação sobre quando os signos interceptados se desbloquearão mas não sei fazer =(

    ResponderExcluir