sábado, 17 de novembro de 2012

RELAÇÃO CASAS X SIGNOS


Casa/

Signo

Tema de que trata

Casa/

Signo

Tema de que trata

i/

ÁRIES

Porque é assumindo um corpo físico e um ego que tem início uma nova encarnação, para o que o uso do poder decisório [Marte] e a energia [Fogo] são imprescindíveis. É o setor que mostra como nos projetamos para o mundo e nos priorizamos.

VII/

LIBRA

Porque é onde podemos pôr em prática a máxima cristã: amar ao próximo como a nós mesmos. O grifo é para lembrar que não podemos amar ao próximo menos do que a nós mesmos; mas o mandamento evangélico também não ordena que o amemos mais do que a nós mesmos. É aqui que estabelecemos relações de parceria, com igualdade de deveres e de direitos – coisa que muito amiúde se desequilibra ou num sentido ou noutro.

II/

TOURO

Porque, tendo assumido um corpo físico (Casa I), temos de alimentá-lo, vesti-lo, abrigá-lo; com isso, estamos demonstrando o primeiro nível do amor (¤), que é a auto-estima, a nossa capacidade de trabalho, de auto-suficiência e a conexão com o mundo material de que também fazemos parte. É onde “ganhamos o pão com o suor do nosso rosto”.

VIII/

ESCORPIÃO

Porque é o setor do mapa relacionado com as conquistas espirituais; é também a área relacionada com Tánatos (ª – o princípio da morte), enquanto que a Casa II é a Casa de Eros (¤ – o princípio da vida). É onde descobrimos que “nem só de pão vive o homem” e “descemos aos Infernos à procura de luz”.

III/

Gêmeos
Porque, tendo assumido um corpo físico (Casa I), estando ele nutrido, vestido e abrigado (Casa II), é preciso agora desenvolver o aspecto mental e social da personalidade, aprendendo a relacionar-nos com o meio ambiente próximo (parentes e vizinhos), demonstrando nossa maneira de pensar.

IX/

Sagitário
Porque é a área da vida em que temos oportunidade de ampliar nossa conexão com o mundo, vivendo a verdadeira aventura do espírito, seja através de estudos superiores ou de viagens a locais distantes. É o setor dos princípios que são postos em prática no meio ambiente a pertencemos (Casa III).

IV/

Câncer
Porque esta é a área da vida em que declinamos nossa procedência, ou ao que pertencemos: filiação, naturalidade, nacionalidade, nossas raízes, enfim; é o setor com o qual nutrimos vínculos emocionais, sejam eles de família, de naturalidade ou de nacionalidade. É a nossa vida privada.

X/

Capric.
Porque é o setor de nossa vida que representa a função social que devemos desempenhar, não apenas para nos sentirmos úteis e realizados na vida, conquistando um bom status e uma boa reputação profissional e social, mas também para dar nossa contribuição para a sociedade. E a nossa vida pública.

V/

Leão
Porque essa é a área de tudo o que é risonho, alegre, divertido, mas que também é fruto da maturidade: os afetos, o sexo lúdico, os jogos, o prazer de ensinar nossos filhos ou alunos e o de aprender com nossos Mestres. É a Casa onde compartilhamos com o Criador a alegria de criar e procriar – coisa que, sem o poder do Sol, seria de todo impossível.

XI/

Aquário
Porque é o setor em que temos de demonstrar tolerância em relacionamentos coletivos com os mais díspares indivíduos; é também a Casa do Mestre, em oposição à Casa V, que é a do aluno. Esta é também a Casa da nossa consciência sócio-político-econômica, onde nos engajamos em prol do coletivo, em detrimento do individual.

VI/

Virgem
Porque esta é a área relativa à prestação de serviços, onde precisamos aprender a nos submeter a critérios tais como: cartão-ponto, assiduidade, pontualidade, presteza, competência, eficiência e atendimento a determinações superiores. É também o setor dos cuidados com a saúde, a higiene, a profilaxia, bem como do discipulado (para o que se precisa método e disciplina).

XII/

Peixes
Porque é o setor de nossa vida que representa a consciência de que cada um de nós é uma célula do corpo chamado Humanidade, o que faz com que, como diria Saint-Éxupéry, “cada sentinela seja responsável por todo o Reino”. É onde oferecemos voluntariamente a nossa contribuição, sem visar recompensa material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário