quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sesquiquadratura



Vitorino de Souza – Dicionário de Astrologia, p. 58:
Quando duas posições astrológicas estão separadas por 135° respeitando uma orbe de 2°, ou seja, de 133° a 135° se for uma sesqui-quadratura aplicativa; e de 135° a 137° se for separativa.

Catherine Aubier – Dicionário Prático de Astrologia, p. 402:
Aspecto menor de 135°, de natureza francamente dissonante.

James R. Lewis – Enciclopédia astrológica – p.  481:
Também denominada sesquiquadrado ou sesquadratura, é um aspecto menor, de 135°. Como a semiquadratura, a influência da sesquiquadratura é como uma quadratura fraca. Porém, como a semiquadratura, ainda que fraca, é relativamente forte para um aspecto menor e os astrólogos atribuem uma orbe de influência de 2° a 3°.

LaKaZa – Cosmossíntese, p. 113:
Sua característica é a da semi-quadratura, só que em tonalidade mais atenuada e, sobretudo, descritiva ou referente a circunstâncias exteriores à pessoa.

Alan Oken – O horóscopo: sua viagem astrológica:
Não aborda este aspecto (lamento!).

Charles E.O.Carter – Os aspectos astrológicos, p. 9:
A sesquiquadratura está relacionada com a V e VIII Casas.

Joanne Wickenburg & Virginia Meyer – A espiral da vida, p. 36:
sesquiquadratura (135°) Crescente – Há um esforço intencional através do qual você força os problemas a lentamente esclarecerem uma meta. Os problemas de auto-expressão do planeta mais rápido provocam tensões tornando necessário eliminar abordagens insatisfatórias. Condições conflitantes baseadas em suas habilidades forçam-no a analisar a expressão anterior, o que pode levá-lo à autocrítica e irritação devido à dificuldade de se relacionar com outras pessoas. Este é um aspecto mobilizador, a seu modo, tão forte quanto a quadratura.
sesquiquadratura (135°) Minguante – O planeta mais rápido está tentando expressar alguma coisa significativa em relação ao mais lento. A necessidade de compartilhar é forte, mas a falta de controle adequado e de direção podem fazê-lo se projetar de modo exagerado e parecer que “sabe tudo”, o que irrita os outros. Se a atividade foi negativa, você talvez experimente uma sensação de derrota na Casa do planeta mais rápido. Seria fácil se perder em alguma coisa que lhe permitisse esquecer suas responsabilidades.

Palden Jenkins – Vivendo no tempo, p. 140:
sesquiquadratura - 125° - orbe de 2° a 3°. Escolha, reajuste, resolução.
Considerações de longo prazo estão em jogo novamente, pois agora é hora de refocalizar, de nos adaptarmos conscientemente às novas circunstâncias e de olhar novamente para aquilo que estamos fazendo, a razão para isso e se tudo se encaixa com aquilo que queríamos antes ou com a realidade ou meta que provavelmente teremos à frente. Se quisermos fazer com que nossas intenções ou o fluxo funcionem, precisamos nos livrar de algumas de nossas predisposições, de antigos padrões que bloqueiam a força vital, de nossas tensões, expectativas ou rigidez. Seremos a fonte de quaisquer dificuldades aqui, caso não consigamos aceitar as realidades tais como se revelam nesse estágio: estamos sendo testados em nossa capacidade de reorganizar planos, de nos adaptarmos, de vermos as coisas sob novos ângulos. Tais ajustes facilitam nosso crescimento: o universo nos apóia quando estamos em sintonia com ele. Este aspecto estimula a clareza, e esta nos permite criar aquilo que é possível nas circunstâncias que se apresentam. Se deixarmos de lado as bagagens desnecessárias e nos dedicarmos àquilo que é realmente importante, estaremos abrindo um caminho criativo em meio ao período da oposição.

Hélio Amorim – “Curso de interpretação astrológica” – vol.11 – Teoria geral dos Aspectos (Parte A)
A sesquiquadratura é um aspecto que equivale a 3/8 do círculo ou 135°.
A sesquiquadratura evolucionária tem o seu significado à Casa V, Leão, portanto ao Sol, a Plutão aí exaltado, ao decanato de Sagitário, portanto a Júpiter. Este aspecto combina as influências do Sol, Plutão, Júpiter, dando uma série de capacidades, todavia, sugere um conflito entre as tendências intelectuais e emocionais na auto-expressão criativa, limitações inesperadas, problemas e mudanças de plano que podem impedir a liberdade do indivíduo na auto-expressão. Há fatores ocultos [Plutão] que dificultam os esforços criativos. Portanto, indica uma necessidade de grande disciplina e sensibilidade pessoal, combinada com o discernimento e a capacidade de organização. Esta influência é similar, em muitos aspectos, à Ç, porque pertence ao mesmo padrão harmônico da divisão por 2, 4 e 8.
A sesquiquadratura involucionária corresponde à Casa VIII, a Escorpião, Plutão, Urano (exaltado), ao 2º decanato de Escorpião, Peixes, portanto, a ©, regente de Peixes, Júpiter, co-regente, ¤ (exaltado em Peixes). Combina com as qualidades de Plutão, Marte, Urano, Netuno, Júpiter e Vênus. Esta combinação sugere uma necessidade de saber manejar os envolvimentos financeiros e os recursos coletivos; dificuldades psicológicas e sexuais associadas a este aspecto; motivação própria no uso de habilidades ocultas ou psíquicas. Tudo isso pode trazer conseqüências críticas.
Para a sesquiquadratura permite-se uma órbita de 3° para os Planetas e de 5° se o Sol ou a Lua estiverem envolvidos.
Este aspecto relaciona-se com as Casas V e VIII, e indica irritações, frustrações e dificuldades em educar, criar crianças e buscar a auto-expressão criativa, realizações românticas e prazer, diz também Sakoian. Há também o perigo de uso errado ou viciado do sexo ou práticas ocultas.
Muitas pesquisas precisam ainda ser feitas com relação a estes aspectos menores. Nenhum astrólogo deve confiar neles a não ser depois de experimentá-los e fazer as devidas pesquisas e comprovações.
As palavras-chaves deste aspecto são: agitação, excitação, sacudida, comoção, sublevação, ruptura, rompimento.
Este aspecto é caracterizado por um tipo de situação de interiorização e de exteriorização. Tudo está correndo bem quando, de repente, bumba! como uma bexiga que estoura. O negócio todo dá uma parada súbita. Isso representa uma ruptura, um rompimento, uma irrupção, uma mudança repentina de atitude. Assim, num momento uma coisa pode parecer muito boa, mas já no próximo momento pode parecer completamente desagradável, amargo, aborrecido. O resultado final é uma agitação física e emocional. Isso se nota particularmente nos trânsitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário