quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Três vias de Conhecimento

Ensinamento do Dr. Serge Raynaud de la Ferrière

(Extraído de “52 Cadernos da Magia do Saber”, editados na Austrália – Conferência oferecida em 25 de março de 1952. Tradução de Zilá P. Saldanha) 



Queridos amigos: Irmãos e Irmã Espirituais:
Durante as últimas três semanas, falamos acerca do simbolismo para dar uma idéia aproximada da semelhança existente entre as diferentes religiões e filosofias.
Devido a pedidos da semana passada, para dar algo mais profundo, quero dar-lhes três caminhos diferentes do conhecimento. Não é exatamente um ensinamento, mas apenas uma idéia, e peço sua cooperação para que me dêem uma nova fórmula para melhorar minhas teorias.
Os três problemas que vocês podem ver aqui são:
1. - Duplicação biológica das células
2. - O processo do mecanismo da Alquimia
3. - A Qabbalah Hebraica paralelamente à Escola Sânscrita
O problema biológico
O primeiro problema é o que chamamos HIPÓTESE DE OURO. O método de aplicação para as células segundo a progressão em Biologia. Um método para encontrar aspectos hereditários através do processo celular. Os interessados podem trabalhar sobre a Lei de Wronski, ou a Teoria de Mandeleiev também.
Peço-lhes para lembrar que esta é uma hipótese, uma fórmula, uma teoria algébrica. Apenas como uma base de discussão para as próximas semanas.
Alquimia
Para a segunda parte temos o problema da Alquimia. Como sabem, não falamos da Alquimia Material, mas sim da Alquimia Espiritual. Naturalmente sabem que os Alquimistas da Idade Média trataram de fazer outro a partir de outros metais, mas aquele foi um trabalho exotérico. Na realidade, o trabalho do Alquimista era completamente Espiritual. Significa que toda a fórmula é simbólica. Quando eles falam da mudança do chumbo em outro, compreendemos que todas as coisas sob o influxo de Saturno se transmutam, mudadas até a influência do Sol. Vimos em aulas anteriores como os CHAKRAS, os centros nervofluídicos que temos no corpo estão em paralelismo com um planeta, com os metais, e toda a explicação dada para a transmutação do metal chumbo em ouro é apenas uma hipótese no mundo físico, mas a importância para o alquimista é de significado espiritual.
Em outras palavras, é a transmutação do primeiro chakra MULADHARA a SAHASRARA PADMA (o corpo pineal, no mundo ocidental).
A transmutação do material em místico espiritual
Os alquimistas não eram apenas cientistas e filósofos, mas Grandes sábios. Trabalhando sobre fórmulas para a transmutação dos metais, na realidade eles estavam trabalhando para transmutar-se.
Realmente nós somos minerais. Todas as coisas no mundo são de sal mineral, de extrato mineral. O micro e o macrocosmo muito paralelos. Assim, segundo o trabalho dos alquimistas da Idade Média, sabemos que eles trataram de transmutar de acordos com os 12 estados, 12 processos, e os 12 estavam em correspondência com os 12 signos do Zodíaco. Vocês lembram dos signos, e para cada um há um estado, um trabalho, de natureza alquímica, segundo o esoterismo zodiacal.
Áries - Calcinação
Áries é o momento real para efetuar a primeira operação em Alquimia. Quando o Sol ou a Lua estão em Áries, é a calcinação. Lembrem-se que primeiro é preciso fundir o metal. Em química, o fundimos pelo fogo (quero dizer, expulsão da alma animal). De fato, sabemos que no corpo temos a alma animal e a alma espiritual. Na teologia cristã temos os três corpos: o somaticon, o psiquicon (aerosoma) e o pneumaticon. a alma está no meio (matéria plástica). A alma animal significa a idéia física, a aspiração física por este mundo. A alma não é o espírito. É a emanação do corpo físico, está entre os dois, a alma é a eletricidade animal.

Touro - Congelação
A segunda parte em Alquimia é a mesma das duas partes. Significa materializar o metal, fortalecido com o fogo. Na Alquimia Espiritual significa a fortificação da nossa idéia. Não é separação e sabemos que Touro é o signo do benefício, do dinheiro, das finanças, o signo da Terra, fortemente apegado à matéria.G
Gêmeos - Fixação
Gêmeos significa fortalecer a vontade e por isso a fixação é representada por Gêmeos. Os Gêmeos representam o dois, fazem-nos compreender a necessidade para a polaridade e começa aí a teoria do Guru, o Mestre Espiritual. O Mestre tem que lhe dar algo, tem que transmutar. Nós temos que oferecer nossa vontade a outra pessoa para adquirir vontade real. Esta teoria está muito bem explicada nas obras de Ouspenski.
Câncer - Dissolução
Dissolução no líquido, demonstrando universalidade da personalidade. Por isso é que o signo da dissolução está na constelação de Câncer, no Ensinamento Esotérico. Câncer representa o equilíbrio entre o Macrocosmo e o Microcosmo. O signo é o da reflexão das pinças do caranguejo na água. Como o famoso axioma “Como é em cima, é embaixo”. Com a Universalidade da personalidade compreende-se (como) o equilíbrio entre o Micro e o Macrocosmo, o equilíbrio é o milagre do mundo. as 72 pulsações no corpo cada minuto (no coração) – aos 72 anos que leva o Sol para percorrer um grau, 25.920 respirações do ser humano cada 24 horas, é o mínimo número de anos que a estrela regresse ao seu ponto vernal.
Leão - Digestão
A perfeição do pensamento em Sabedoria (Fogo). Significa que temos que reduzir o calor. O fgo é muito quente e queima o metal. Significa que temos que aclimatar esse dinamismo.
Virgem  - Destilação
A famosa separação do sutil do denso. Significa discernir entre a realidade e Maya, entre a Existência e a ilusão. Realizar que estamos apenas encarnados neste corpo, nesta vida, que a vida é apenas uma ilusão. Somos parte da quintessência do Divino. A referência de São Paulo em Conrintios XXV, 42-48, onde Deus vê algo corruptível para manifestar algo incorruptível, significa que a semente deve desaparecer para que manifeste a forma real. A semente de trigo desaparece e aparece o produto real. O Criador Divino criou-nos como uma semente que se move. Quando a vida física termina, então cultivamos a forma real do espírito, “nascemos de novo”.
É muito importante que Jesus de Nazaré tenha em seu aniversário o Sol a 0° de Piscis (devido ao fenômeno de Precessão Equinocial, a constelação de Peixes acha-se em frente ao Ponto Vernal no momento do Advento de Jesus, o Cristo). Piscis está exatamente no lado oposto de Virgo. O nascimento de Jesus de uma virgem, não somente da Virgem Mãe, mas mais profundo do que isso. É um símbolo grandioso. Não somente o fato de que Maria deu à luz Jesus de Nazaré, mas que é o símbolo do mundo. É a Mãe verdadeira do Universo, dando vida ao Peixe e iniciando a Jesus.
Libra - Sublimação
É o crescimento da vibração porque estamos no signo do equilíbrio. Compreendemos que é o símbolo de Ida e Pingala. A razão e a Graça, análise e intuição. O equilíbrio perfeito, a polaridade. As duas forças em sublimação real, dando a possibilidade do crescimento da vibração do metal ou do próprio ser humano.
Escorpião - Separação
É o crescimento da vibração porque estamos no signo da Transmutação, quando cai o vestido de metal e permanece a pureza.
Sagitário -  Incineração
O fogo consome o corpo exterior. É o fogo de Agni, o Fogo interior real, a força do misticismo queimando o corpo, queimando a matéria. O Cristo disse: “Se pensam em carne, carne receberão; se pensam em espírito, espírito receberão. Esqueçam o corpo. Sacrifiquem-se para o Divino. O homem não vive somente do pão, mas da Palavra de Deus”.

Capricórnio -  Fermentação
Aplicação do Homem de Ouro. Fermentação do líquido. Em Alquimia o coeficiente KLM são conseqüentes de duas variabilidades (duas oportunidades para transmutar).
Aquário - Multiplicação, processo de crescimento
Existe o signo da multiplicação dos Adeptos. O signo de compreensão entre os homens. O líquido da raça começa a transmutar-se da matéria, o ouro verdadeiro oculto escapa do Graal. Significa que o Grande Ensinamento Espiritual sai do Missioneiro e anda pelo mundo.
Peixes - Projeção, processo de transmutação
Significa permanecer neste estado. A Igreja Católica Romana trabalha com a Compreensão da Alquimia. Apenas quer demonstrar que o dogma da Igreja nunca muda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário