domingo, 18 de novembro de 2012

MAPA DO DIA 18 DE NOVEMBRO



JACQUES MARITAIN - filósofo francês de orientação católica (tomista), cujas obras influenciaram a ideologia da Democracia cristã.
Nasceu em París em 1882, em um ambiente familiar republicano e anticlerical. Estudou no Liceu Henri IV e na Sorbonne, onde prevalecia um sentido de estudo científico. Teve professores famosos, estudou filosofia e fez dos anos de estudos biológicos em Heidelberg com Hans Driesch, onde conhece Charles Péguy. Quando conheceu Raisa Oumansoff, imigrante judia, fez dela sua esposa.
Maritain não encontrou no cientificismo da Sorbonne as respostas para as suas inquietudes existenciais, e isso foi uma das coisas que o fez sintonizar com Raissa, pois ela tinha um intensa inquietude pela verdade. Seguindo o conselho do seu amigo Péguy, ele vai buscar as filosofia de Henri Berson, e recebe dele o “sentido do absoluto”, parte da sua filosofia metafísica. Mas tarde conhece a Leons Bloy, que se tornou seu padrinho de batismo ao se converter ao catolicismo
Posteriormente Raissa adoece e o seu conselheiro espiritual, o monge dominicano Humbert Clérissac lhe apresenta a obra de Santo Tomás de Aquino; entusiasmada, ela gera o interesse em Jaques Maritain. Ao estudar mais a fundo a Santo Thomas, Maritain encontrou a confirmação de idéias que ele já havia entrevisto. Graças a esse encontro com o tomismo, afasta-se de Bergson e começa a criticá-lo, considerando-o como um “veneno” incompatível com o catolicismo.
Participou na fundação da Revista universal. Mas terminou por rejeitar as teorias modernistas e a democracia-liberal. Tentou defender a ação francesa, manteve contato com Emmanuel Munier, e o seu personalismo, fato que o forçou a aprofundar os seus conhecimentos no pensamento político e social que se expressa no “Humanisme intégral. Problèmes temporels et spirituels d'une nouvelle chrétienté”; de 1935.
Maritain foi muito influente na America Latina, o seu “maritanismo” foi importante para as democracias-cristãs. Entre os pensadores influenciados por ele, destacam-se Gabriela Mistral, Victor Ocampo, Esther de Cárceres, Alceu Amoroso Lima. Durante a 2ª Guerra ele ficou retirado nos EUA, e tomou uma atitude oposta ao regime de Vichy. De 1945 a 1948, foi embaixador da França para o Vaticano. A partir de 1961, Jaques Maritain viveu nos Pequenos Irmãos de Jesus em Toulouse.
Morreu em 1973, sendo enterrado com a sua esposa Raissa em Kolbsheim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário