segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SEMIQUADRATURA



Semiquadratura

Vitorino de Souza – Dicionário de Astrologia, p. 56:
O mesmo que semi-quadrado. Quando duas posições astrológicas estão separadas por 45°, respeitando uma orbe de 2°, ou seja, de 43° a 45° se for uma semi-quadratura aplicativa; e de 45° a 47° se for separativa.

Catherine Aubier – Dicionário Prático de Astrologia, p. 403:
Aspecto menor que se produz entre dois pontos situados a 45° um do outro. A orbe admitida é de 3° no máximo. O efeito da semiquadratura é ligeiramente dissonante, e muitos astrólogos não o levam em conta. O único caso em que parece ter importância é aquele em que liga o Sol a Vênus; nenhum outro aspecto negativo é possível entre esses dois planetas.

LaKaZa – Cosmossíntese, p. 113:
Sua característica fundamental é edificar as pequenas moléstias e dissabores irracionais; moléstias que, inclusive nas circunstâncias de alegria e felicidade, levantam pedrinhas de ridícula dimensão, mas que, no entanto, impedem a plenitude dos instantes.

James R. Lewis – Enciclopédia astrológica – p.  480:
É um aspecto menor, de 45°, criado pela subdivisão de um círculo em 8 segmentos iguais. Como o nome sugere, é metade de uma quadratura e age como uma quadratura fraca. Embora fraca, talvez seja o mais forte dentre os aspectos menores e os astrólogos dão uma orbe de influência de 2° a 3°.

Alan Oken – O horóscopo: sua viagem astrológica, p. 212:
Quando planetas estão colocados de maneira a formar um ângulo de 45°, diz-se que formam uma semiquadratura. Este é um pouco intermédio entre o semi-sextil (30°) e o sextil (60°). A energia encorpada pelos planetas na configuração foi ativada ao funcionamento através do semi-sextil, porém não atingiu um estado maior de maturação (poder), como o indicado pelo ângulo de 60°.
Podemos simbolizar este aspecto, analisando o relacionamento entre 0°A e 15°_ (isto é, p 45º grau da eclíptica). É aqui que a liberação inicial de energia [A] torna-se fixa em seu plano, na estrutura total de um indivíduo. Neste ponto, pode-se dizer que a energia está adolescente porque o indivíduo, embora cônscio dos planetas na semiquadratura, não tem muita certeza sobre como canalizar adequadamente esse intercâmbio de energia, para seu melhor proveito. Podemos, portanto, dizer que as semiquadraturas resultam em julgamentos equivocados, nas áreas de vida indicadas no mapa natal. Este é um aspecto secundário, no entanto, com uma influência que pode ser facilmente modificada por ângulos mais positivos e poderosos do mapa. Por outro lado, a semiquadratura pode acrescentar-se a certas situações desafiantes, através de relacionamentos com quadraturas e oposições. De novo, todo o horóscopo deve ser cuidadosamente escrutinizado, antes de serem feitos julgamentos decisivos.

Charles E.O.Carter – Os aspectos astrológicos, p. 9:
A semiquadratura está relacionada com a II e XI Casas.

Joanne Wickenburg & Virginia Meyer – A espiral da vida, p. 35:
Crescente – Sua qualidade “projetada” (planeta mais rápido) enfrenta uma situação exterior que cria tensões mentais irritantes, fazendo com que você comece a se esforçar para sair da condição passada - econômica (Casa II), educacional (Casa III), etc.
Minguante – O planeta mais lenta cria conflitos mentais irritantes com o mais rápido, experimentados nesta fase e que o mobilizam a romper conscientemente com o passado e perceber que alguma coisa nova está começando a agir através de você. As irritações surgem do fato de que o forte impulso ou idéia não possui novas estruturas nas quais possa ser expressado.

Palden Jenkins – Vivendo no tempo, p. 137:
Ç - 45° - orbe de 2° a 4°. Orientação, iniciação, compromisso.
Este é o desafio para nos ligarmos àquilo que agora está se desenvolvendo e se tornando um esquema de coisas com perspectivas mais a longo prazo, lidando com o passado e com um olho no futuro. As coisas que acontecem agora ou que precisam de atenção têm implicações mais amplas em diversas direções ao longo do tempo. Uma percepção aguda e clara das questões subjacentes é a tônica, e decisões e compromissos iniciais devem ser assumidos: estreitam-se os potenciais, estabelecem-se os termos e escolhem-se aquelas que serão as tendências para o futuro. Geralmente, as preocupações imediatas não são importantes, mas as intenções a longo prazo exigem foco imediato, provocadas pelos eventos atuais e pelos resultados em cuja direção parecem apontar. Este é um aspecto que, de início, causa estresse interior, mas é muito recompensador investirmos nossas energias neste estágio. Ele pede planejamento claro e preciso, e orientação para fazermos uso dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário