quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Semi-Sextil



Vitorino de Souza – Dicionário de Astrologia, p. 57:
Aspecto favorável de aplicações mais estreitas que o sextil (60°). Ocorre quando duas posições astrológicas estão separadas por 30° respeitando uma orbe de 2°, ou seja, de 28° a 30° se for um semi-sextil aplicativo; e de 30° a 32° se for separativo.

Catherine Aubier – Dicionário Prático de Astrologia, p. 402:
Aspecto menor de 30°, com orbe possível de 2°. Seu significado é similar ao do sextil, porém mais atenuado.

James R. Lewis – Enciclopédia astrológica – p.  480:
Também chamado dodecil, é um aspecto menor, de 30°, criado pela subdivisão do círculo em 12 partes iguais. Semi-sextis exercem uma influência fraca, porém útil. Ao contrário dos sextis, que indicam oportunidades, semi-sextis muitas vezes se referem a características herdadas. A orbe de influência é muito pequena, não sendo maior do que 1° ou 2°.

LaKaZa – Cosmossíntese, p. 112:
Sua característica fundamental é outorgar equilíbrio mental e curiosidade pelo positivo; desenvolve capacidade para descobrir em todas as coisas aqueles detalhes positivos que servem para dar colorido ao quotidiano da vida.

Alan Oken – O horóscopo: sua viagem astrológica, p. 213:
O semi-sextil é um aspecto de 30° e indica o primeiro raio de esforço cooperativo entre duas energias planetárias. Pode ser simbolizado pelo relacionamento existente em A-Touro. A semente [A] é plantada na terra [Touro], onde amadurecerá e crescerá. Este é, portanto, um aspecto de promessa.

Charles E.O.Carter – Os aspectos astrológicos, p. 9:
O semi-sextil está relacionado com as Casas II e XII e o É com as Casas VI e VIII, tendo nítidas ligações com a saúde, com os acidentes, com as desgraças e com a morte.

Joanne Wickenburg & Virginia Meyer – A espiral da vida, p. 34:
semi-sextil (30°) Crescente – Há um potencial criativo, produtivo, mas é necessário um pouco de tentativa e errro para capacitar o planeta situado num Signo de determinada polaridade a projetar a qualidade de uma polaridade oposta de forma harmônica. Algumas irritações podem ser experimentadas antes que a atividade se torne construtiva.
semi-sextil (30°) Minguante – Uma nova estrutura flui através da antiga, mas isso o irrita. O planeta mais rápido precisa ser transformado pelo mais lento para que as duas polaridades opostas possam atuar harmoniosamente. Tentativa e erro e um pouco de esforço são necessários para torná-la produtiva na recriação de um novo começo.

Hélio Amorim – Teoria geral dos aspectos (parte B), p. 211:
O semi-sextil é um aspecto de atuação variável, dependente sempre, da configuração geral dos planetas. Pode atuar como um “ponto” de apoio estratégico, que vai influir na relação energética de um sexil, de uma quadratura, de um trígono ou de uma oposição. Para interpretar um semi-sextil, temos de tudo que analisar o “circuito planetário”.
Circuito planetário é o relacionamento energético realizado por todos os planetas entre si, ou seja, na realidade qualquer planeta está ligado a outro, mesmo que não haja aspecto simples. O fato é que cada um deles recebe uma energia proveniente da mesma fonte, dentro de um sistema planetário comum. O sistema planetário é coeso e forma um todo, assim como um átomo, uma célula, etc. O circuito planetário funciona por analogia como um conjunto de baterias elétricas, ligadas entre si, umas em série, outras em paralelo e ainda outras tantas impondo resistência, atenuando a fluência energética mas gerando calor e trabalho.
Por exemplo: Vamos supor que temos o Sol em Touro em sextil com Saturno em Câncer. Eles, por analogia, formam uma bateria em série, onde a energia de um, assim como a energia do outro, vão resultar num somatório de valores, onde o estímulo é mútuo. Agora, se tivermos, por exemplo, Plutão em Leão, em quadratura com esse mesmo Sol, isso vai representar uma resistência, uma fricção ou defasagem, mas o sextil com Saturno também vai entrar no circuito, cooperando de forma energética. Se esse mesmo Saturno estiver em semi-sextil com esse mesmo Plutão, então podemos ampliar nossa análise, com o seguinte raciocínio: existe uma tensão energética entre o Sol e Plutão, por uma questão de defasagem (quadratura) , mas Saturno em fase com o Sol (sextil) atenuará o choque, porque está em semi-sextil com Plutão; o semi-sextil, neste caso, funciona como um ponto de apoio ou estratégico. Essa pessoa em questão poderá ter um temperamento arrogante (Sol quadratura Plutão) mas, diante de uma situação emocional difícil, controla-se para evitar grandes desastres.
Se observarmos o circuito planetário global de um tema astral, podemos encontrar semi-sextis nos mais estratégicos pontos, ora auxiliando uma quadratura ou oposição e, por vezes, impondo resistência a um trígono de forma bastante sutil e imperceptível

Bernd A. Mertz – O esoterismo na Astrologia, p. 91:
É diferente a situação com referência ao aspecto do semi-sextil ou confinis. Confim significa limite, fim (do coletivo). Num mapa de rodovias ou de caminhos, este aspecto poderia ser comparado a uma passagem de fronteira. Atravessar o limite que se encontra entre um Signo zodiacal e o seu vizinho é marcante, tanto mais que todos os signos zodiacais situados lado a lado representam o que há de mais antagônico que conhecemos no zodíaco; as oposições, por exemplo, têm muito mais afinidade interna.
Confinis se refere, portanto, a uma passagem por uma fronteira. A posição de dois planetas, neste aspecto, encerra dificuldades, porque cada uma das forças é totalmente estranha à outra no que tange à base. Quando dois países fecham bem as suas fronteiras e separam desse modo, os membros de uma família, é necessária uma boa dose de inspiração para que, apesar disso, a família permaneça unida e os laços internos não se rompam por comodismo. É preciso usar de intuição. Quando temos um aspecto confinis, necessitamos das nossas forças intuitivas uranianas, porque é preciso ajustar-se ao estranho, ao novo. Muitas vezes, é preciso unir bases inteiramente antagônicas. Na maioria dos casos, a lógica não ajuda e torna-se necessária a inspiração, a chamada “matemática superior”. É preciso pensar de maneira diferente da habitual e assimilar estímulos. Tem-se por vezes que usar também de astúcia, e outras vezes esperar até “... que tudo salte aos olhos”.

Palden Jenkins – Vivendo no tempo, p. 137:
semi-sextil - 30° - orbe de 2° a 3°. Emergência e germinação.
Este é um aspecto “incidental”, no qual nosso estado de existência está passando a se mover: o vir-a-ser está ganhando impulso. As coisas emergem em perfis de possibilidade mais definidos, especialmente por haver novo material entrando em cena, às vezes meio desconexo ou aparentemente irrelevante, mas mostrando seu significado no final. As coisas simplesmente começam a acontecer, sem qualquer direção clara, e novos caminhos – que antes não estavam claros – se abrem. O que quer que surja nesse estágio pode não aparentar muito valor ou uso, mas sua própria existência nessa fase tem significado. Nesse estágio, recebemos fortes indicações de desenvolvimentos futuros. É uma abertura, mas ainda é cedo.

Um comentário: