segunda-feira, 12 de novembro de 2012

NATIVO DE HOJE



Nativo de hoje:



Mírzá Husayn-'Alí (Persa: میرزا حسینعلی), que se proclamou Bahá'u'lláh. (Árabe: بهاءالله = "A Glória de Deus") foi o fundador da Fé Bahá'í, a mais jovem das grandes religiões mundiais. Nasceu em 12 de novembro 1817, às 06h40min, em Teerã, Iran.
A Fé Bahá'í enfatiza a unidade espiritual da humanidade. Trata-se de uma religião independente que possui as suas próprias leis, escrituras sagradas, administração e calendário. Mas não possui dogmas, clero, nem sacerdócio. Estima-se que existam cinco a seis milhões de bahá'ís espalhados por mais de 200 países e territórios. 
Os ensinamentos bahá'ís atribuem grande importância ao conceito de unidade das religiões. A história religiosa da humanidade é vista como um processo de desenvolvimento gradual, em que surgem diversos Mensageiros Divinos com ensinamentos adequados às necessidades de cada momento e à maturidade de cada povo. Esses mensageiros incluem Krishna, Abraão, Buda, Jesus, Maomé e, mais recentemente, o Báb e Bahá'u'lláh. Segundo os ensinamentos bahá'ís, a humanidade encontra-se num processo de evolução coletiva a caminho de uma civilização mundial, e as suas necessidades atuais centram-se, essencialmente, no estabelecimento gradual da paz, justiça e unidade a uma escala global.
A palavra Bahá'í pode ser usada para referir a Fé Bahá'í ou os seguidores desta religião. Esta palavra deriva do termo árabe "Bahá" (بهاء) que significa glória ou esplendor.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário