quinta-feira, 15 de novembro de 2012

As fases da Lua e suas influências na nossa vida diária



A
 Lua é o nosso satélite natural e o seu poder não se resume em, apenas, alterar as marés, ela faz muito mais do que isso. A Lua está intimamente relacionada com o organismo da Terra e, por conseqüência, com o nosso organismo.
O início de uma Fase da Lua começa no dia em que ela ocorre e termina no dia em que a próxima inicia. Dependendo da Fase em que a Lua está, todos nós estamos mais propensos a determinados acontecimentos e situações, as quais têm tanto seu lado positivo quanto negativo.

Lua Nova
(é a percepção de uma possibilidade)
Aspectos positivos:
§        Momento favorável para o recolhimento, visando a inspiração, o planejamento e a percepção de tudo o que pretendemos desenvolver durante os próximos 30 dias.
§        As idéias e os planos profissionais devem ser postos em ordem.
§        As decisões importantes podem ser tomadas quando a Lua está nesta fase.
§        Qualquer tipo de arrumação dentro de casa / escritório / empresa se torna mais fácil.
§        Os negócios devem ser minuciosamente analisados, e antigas idéias podem ser postas em pauta novamente.
§        Período excelente para dar início ao planejamento de negociações complexas.
§        Os trabalhos em grupo são bem favorecidos.
§        Período excelente para trazer à tona tudo aquilo que estava escondido. É um momento bom para a busca de novos caminhos.
§        Os encontros sociais levam os seus participantes a exercerem o máximo de suas vaidades.
§        As iniciativas de trabalho podem progredir muito bem, contanto que não se procure, ou se ofereça, colaboração.
§        Este período é ótimo para aqueles que querem mentalizar apenas coisas positivas para sua vida. É um bom momento para entrar em sintonia com seu Anjo da Guarda.
§        Se você tenciona manter uma coisa importante em segredo, o melhor é fazer isso 8 horas antes ou 8 horas depois da Lua Nova.
§        Quem quer mudar o visual deve aproveitar esta fase.
§        Os cabelos perdem o volume quando cortados nesta Fase.
§        Período propício para a depilação, em especial para as mulheres que têm pelos grossos.
§        Período propício para pintar os cabelos ou fazer permanente.
§        Favorável para arar o solo, adubar, retirar ervas daninhas, limpar hortas e pomares. Ótimo para semear grama em tempo chuvoso.
§        O instinto maternal fica mais evidenciado, tanto o homem como a mulher sentem mais necessidade de proteger um ao outro.
§        As mulheres ficam mais carinhosas, dedicadas e românticas neste período.
Um jejum eficiente deve ser cumprido de 12 horas antes a antes 12 horas depois da Lua Nova. Durante este período não é aconselhável ingerir nada sólido, dando preferência a suco de frutas ou caldo de legumes.

Aspectos negativos:
§        A Lua Nova simboliza um novo impulso para o início de um período, o qual é marcado por intensa energia, quando sentimos forte desejo de fazer alguma coisa, mas geralmente não sabemos o quê. Tudo o que é tentado pode ser precipitado.
§        O primeiro dia da Lua Nova é sentido como uma perturbação desconhecida, portanto não é favorável para tomar decisões e fazer coisas importantes neste dia.
§        Não se deve assumir um excesso de atividades nos 3 primeiros dias da Lua Nova, pois elas correm o risco de se tornarem confusas e causarem estresse.
§        Nesta Fase é aconselhável manter a tranqüilidade, evitar discussões ou atividades que exijam muita atenção e empenho pessoal.
§        O corpo fica mais cansado, podendo haver também fadiga mental, insônia e dores nas pessoas mais sensíveis. O melhor a fazer é relaxar muito durante esta fase.
§        Este período não é propício para sair do emprego ou pedir demissão.
§        Durante esta Fase, os gastos devem ser feitos com cautela.
§        Neste período, nunca devem ser feitos investimentos arriscados e/ou negócios que envolvam muito dinheiro, pois o risco de grandes perdas é evidente.
§        Os encontros amorosos e/ou começos de namoro durante a Lua Nova são em geral “bolhas de sabão”. Parece que esta Lua faz nascer entre os namorados sonhos irrealizáveis. É necessário que se mantenha os pés bem firmes no chão para que tudo dê certo.
§        Os negócios realizados / fechados nesta Fase lunar demoram muito a acontecer.


Lua Crescente
(é a ação que visa à mentalização de uma possibilidade)
Aspectos positivos:
§        O impulso nascido na Lua Nova deve agora ser colocado em prática. Os critérios racionais entram em atividade total, e a inteligência fica mais clara, fazendo com que tudo fique mais objetivo.

§        Fase favorável às atividades que exijam desapego de situações e de relacionamentos obsoletos.
§        Este período é particularmente propício às vendas. Mesmo através de pessoas que possuam pouca habilidade, é possível se vender de tudo – inclusive os bens/produtos que, em outros períodos, não entram compradores.
§        Excelente para produtividade e a aceleração dos trabalhos quotidianos.
§        Nos primeiros 4 dias desta Fase, as iniciativas de trabalho de qualquer gênero são vantajosas, pois não se deixará de controlar a fundo e com seriedade os progressos dos programas. Tudo tipo de trabalho empreendido nestes dias são tão envolventes que costumam sobrepor-se aos outros interesses.
§        Nos restantes dias da Fase, as iniciativas de trabalho também continuam muito propícias e os resultados de futuro são ótimos para quem dispõe de uma constituição mental realista.
§        Período muito favorável para intensificar contatos sociais, assinar contratos de todo tipo, expor trabalhos, fazer mudanças e terminar negócios pendentes.
§        É favorável para as tentativas de aprimoramento em todas as áreas da vida, a mudança de velhos hábitos, modo de pensar, agir e sentir, assim como procurar deixar vícios.
§        É um excelente período para reunir amigos e fazer trabalhos em grupo, pois assim os resultados positivos não vão demorar a aparecer.
§        Os últimos 3 dias desta Fase são propícios para o início de relações de assistência social – seja por parte de quem procura, seja de quem dá assistência.
§        Na Fase Crescente, mal-entendidos, discussões, brigas, etc. podem ser resolvidos facilmente.
§        Na Lua Crescente, os comentários se alastram com maior facilidade; por isso, é bom aproveitar este período para espalhar coisas que está querendo fazer, como alguma mudança de endereço, por exemplo. Mas não esqueça: os assuntos delicados importantes devem ser mantidos em sigilo
§        Quando a Lua está nesta Fase, as pessoas ficam muito mais sensuais.
§        Os encontros amorosos propiciados pela Lua Crescente são, muitas vezes, criticados por quem não está envolvido na relação, mas, nem por isso, os namorados se separam. Muito pelo contrário: sob a influência desta Fase da Lua é comum se formarem casais que nunca mais se separam; casados ou não, ficam juntos pelo resto de suas vidas.
§        Os três últimos dias da Lua Crescente podem ser uma doce musa para os artistas, especialmente para os músicos, isto é, desde que as suas influências não induzam a sonhar ao invés de trabalhar.
§        Este período é indicado para quem precisa extrair dentes ou fazer cirurgias. As hemorragias quase não ocorrem, neste período.
§        Quem quiser que os cabelos cresçam logo, deve cortá-los nesta fase da Lua, assim como quem quiser fazer depilação, pois o crescimento rápido deixa mais fraca a raiz. ([*])
§        As pessoas que estão se achando muito magras, podem aproveitar para aumentar seu peso durante este período, procurando comer alimentos ricos em calorias, tendo cuidado para não exagerar.
§        Esta fase da Lua é excelente para semear frutas que se desenvolvem acima do solo, pois crescerão muito mais rapidamente. É também favorável para plantar qualquer variedade de flores ou ervas, principalmente as que serão usadas como finalidades terapêuticas.
§        É um excelente período para fazer pedidos, promessas, simpatias, etc., desde que seja visado como resultado final o BEM.
§        Não esqueça: a energia enviada para as pessoas pela Lua Crescente amplia as possibilidades de expandir o potencial e o talento. Tudo o que se começa nesta Fase lunar dá bons frutos e desenvolve-se positivamente.

Aspectos negativos:
§        Durante esta Fase, com relação às atividades que estão em processo ou andamento, poderão surgir novos elementos ou dificuldades.
§        Todos os planos feitos para o futuro devem ser analisados minuciosamente e todos os detalhes previstos, principalmente se estiver fazendo alguma coisa durante a Lua Crescente. Caso contrário, as coisas podem acontecer de maneira diferente do que você esperava.
§        Nos primeiros 4 dias da Fase Crescente, são raros os encontros sociais realizados; em geral, os convites são desfeitos na última hora. Os encontros são harmônicos e nada mais.
§        Nos últimos 3 dias, as pessoas que não estão interessadas em “subir na vida” acharão sempre aborrecidos os encontros sociais.
§        Durante a Fase Crescente, devem ser evitadas as fofocas, os mexericos, as críticas destrutivas, etc., pois durante esta Fase as notícias, em especial as ruins, espalham-se com mais facilidade.
§        Nesta Fase, encontros sociais devem ser evitados; é impossível criar-se uma atmosfera alegre ao, ao menos, de gentil benevolência entre as pessoas: o clima é de muita competição e desconfiança, pois fica difícil acreditar na sinceridade dos outros e, até mesmo, em si próprio.
§        Durante esta Fase, não é bom para se lidar com legumes e raízes que crescem embaixo do solo.


Lua Cheia
(é o desenvolvimento máximo com resultados )
Aspectos positivos:
§        Tudo o que foi estimulado na LUA NOVA e realizado na LUA CRESCENTE chega aqui ao seu máximo desenvolvimento, sejam resultados positivos ou negativos. Os antigos diziam que a Lua Cheia “olha com um olho na frente e outro atrás”.
§        O primeiro dia da Lua Cheia costuma ser marcado por uma grande movimentação, alvoroço, excitação, alegria e expansão.
§        Durante esta Fase, as pessoas sentem mais necessidade de uma amplicação social ou mental, as pessoas ficam mais receptivas e as relações sociais se tornam mais favoráveis e os encontros sociais se tornam os mais divertidos possíveis: alegria, conversas picantes... Cada um se diverte ao máximo, sem prestar atenção nos outros e sem maior destaque em meio à eugoria geral.
§        A Fase Cheia é favorável para a comunicação de novos projetos, planos, etc., principalmente quando feito 8 horas antes ou 8 horas depois que entrou a Lua Cheia.
§        Na área profissional, boas possibilidades de contratos vantajosos, durante esta fase lunar.
§        Nos primeiros 4 dias de Lua Cheia as iniciativas de trabalho provavelmente serão defendidas a todo custo, e o sucesso final é quase certo. “Quase”, porque o sucesso é um possível efeito de complexas constelações astrais. É claro que não basta este período para garanti-lo, mas pode-se dizer que esta Fase é, no “coquetel astral”, um ingrediente que o facilita.
§        As compras e vendas são mais estimuladas durante esta Fase.
§        É uma Fase indicada para a contratação ou demissão de empregados.
§        É a melhor época para se contratar uma empregada para casa (doméstica).
§        É favorável à conscientização dos bloqueios, dos obstáculos e dos problemas.
§        Durante a Lua Cheia é mais fácil uma pessoa largar um vício, como bebida, por exemplo.
§        Nesta Fase é bom fazer novas amizades.
§        Durante a Lua Cheia ficam favorecidas as mudanças de residência/local de trabalho, assim como a decoração de ambientes.
§        A fase de Lua Cheia é muito favorável para as questões afetivas, pois age como um verdadeiro afrodisíaco, conforme a sensibilidade das pessoas, pois elas ficam mais sedutoras e românticas do que na Fase Crescente. Por isso, o sexo e o amor podem ser desfrutados intensamente, pelo que se deve aproveitar o momento para solidificar uma relação amorosa.
§        Uma mulher com um bom conhecimento de seu padrão rítmico de ovulação, e que queira engravidar, deve esperar para que seus dias férteis estejam, também, dentro do período de Lua Cheia.
§        Quem tiver cabelos finos e quiser que seu volume aumente, deve cortá-los durante a Fase Cheia.
§        Esta Fase é ideal para a colheita de frutas e de plantas curativas.
§        Nesta Fase é ideal os tratamentos à base de ervas e/ou substâncias naturais, pois têm o efeito bastante aumentado, pelo que o êxito do tratamento é grande.
§        Esta Fase é ótima para plantar verduras que produzam folhas para salada.
§        Quem quiser pegar peixe, deve aproveitar para pescar nas noites de Lua Cheia, que o sucesso é garantido.
§        Durante a Lua Cheia, as orações e preces chegam mais facilmente ao seu destino.

Aspectos negativos:
§        O humor das pessoas fica muito oscilante na Lua Cheia.
§        A alta velocidade e o álcool devem ser evitados nesta Fase.
§        As discussões e brigas devem ser evitadas, pois o sistema nervoso fica muito sensível e muita coisa de ruim pode acontecer.
§        Nos primeiros 4 dias da Lua Cheia, o ciúme e a possessividade se exaltam muito e os encontros amorosos podem gerar brigas: sobram acusações, erros são apontados... mas o casal permanece junto. A harmonia só é comprometida quando um dos parceiros espera tirar vantagens do outro.
§        Não é favorável fazer cirurgias nem extrações dentárias nesta Fase, pois os riscos de hemorragia são muito maiores.



Lua Minguante/Decrescemte
(é a reflexão dos projetos e ações desenvolvidos)
Aspectos positivos:
§        Esta Fase representa um período final e, ao mesmo tempo, de preparação para um novo ciclo de experiências, pelo que é a ocasião ideal para refletir a respeito dos projetos e ações já desenvolvidos.
§        Durante a Lua Minguante é muito favorável descansar, começar a usufruir das mudanças e acontecimentos, e afastar-se das realizações mais importantes.
§        Nesta Fase, os problemas relacionados ao passado, assim como aquelas questões amorosas que estavam há muito tempo pendentes podem, agora, ser resolvidos com mais facilidade. É uma Fase propícia ao esclarecimento de mal-entendidos.
§        O período é excelente para analisar todos os planos e projetos que tiver em mente.
§        O momento é propício para a conclusão de tarefas e trabalhos iniciados já há algum tempo.
§        As grandes faxinas (colocar a casa em ordem) são mais bem sucedidas na Lua Minguante, pois a preguiça e o desânimo ficam de lado. É um excelente momento para livrar-se daquelas tranqueiras indesejáveis.
§        Quem nasce com tendências autodestrutivas, durante os primeiros 4 dias desta Fase Lunar, pode encontrar a tábua de salvação, o caminho para abandonar definitivamente um vício (cigarro, jogo, bebida...). Este período movimenta a vida das pessoas aptas a captarem a sua influência.
§        Esses primeiros 4 dias também são propícios para a divulgação e a instauração de novas normas/regras/procedimentos dentro da empresa e/ou instintuição.
§        Durante a Lua Minguante, a sexualidade se acalma, tornando as pessoas mais maleáveis e disponíveis para aceitarem as novidades sem fazerem muitas perguntas, o que é excelente para um maior entrosamento entre elas.
§        Os relacionamentos / encontros amorosos iniciados nos últimos 4 dias desta Fase lunar podem gerar casais serenos e felizes, porque os parceiros se aceitam como são.
§        Esses 4 dias também são ótimos para os encontros sociais terem grande sucesso. É bom que, neste último período da Lua Minguante, sempre se organizem reuniões de todo tipo, envolvendo muitas pessoas, pois neste período elas se encontram propícias a receber novas idéias e aptas a enfrentar os outros com respeito e cortesia.
§        Os 4 dias finais desta Fase são particularmente ideais para a realização de viagens: sozinho ou acompanhado, serão sempre dias repletos de agradáveis novidades.
§        Os cabelos cortados na Fase da Lua Miguante ficam com a raiz fortalecida e os fios engrossam.
§        Qualquer tratamento de saúde e/ou dieta terá mais sucesso se for começado quando a Lua for Minguante. Também é o melhor momento para as mulheres começarem a fazer tratamentos para combater a celulite.
§        Nesta Fase, as pessoas mais sensíveis a dores, inchaços, cansaço, etc. sentem-se mais aliviadas.
§        As plantas que se desenvolvem embaixo do solo (raízes e tubérculos) devem ser semeadas na Lua Minguante, assim como um transplante de canteiro vai dar melhores resultados. Deve-se aproveitar, também, para dizimar de uma vez por todas as ervas daninhas e o mato que atrapalha o crescimento das plantas.

Aspectos negativos:
§        Durante a Lua Minguante, evite pensamentos negativos e tenha muito cuidado com aquilo que desejar.
§        Durante esta Fase, os projetos que ainda estão em andamento devem ser concluídos, pois, caso contrário, há risco de correr indefinição.
§        Quando a Lua entra na Minguante, tudo passa a ter menos importância, pelo que deve-se ter cuidado para não se envolver com problemas de terceiros. É o momento de retirada.
§        Neste período, não tente fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Seja prudente e cauteloso e faça uma coisa de cada vez.
§        E, nos primeiros 4 dias, esta Fase Lunar provoca desorientação nas pessoas: o indivíduo tende a tornar-se introspectivo. Aquele que possui ilimitada confiança em si mesmo vive 4 dias de crise, estudando os prós e os contras da situação; em geral, deve-se ter cuidado com as atitudes impulsivas.
§        Os encontros sociais ocorridos nos primeiros 3 dias desta Fase são, em geral, exaltados; existe um certo clima de confusão no ar: um verdadeiro tormento! Portanto, é melhor sair pouco de casa.
§        Os encontros amorosos ocorridos nesses primeiros 3 dias desta Fase são raros. Aqui os namorados constroem a sua relação sob bases pouco sólidas; frágeis estruturas podem ceder a qualquer momento, destruindo as melhores intenções do casal.
§        As atividades profissionais que forem iniciadas durante os últimos 4 dias da Fase Minguante serão concluídas com dificuldade. Não faltará o espírito de colaboração, mas sem uma clara definição de propósitos e uma personalidade capaz de coordenar o conjunto, será difícil realizar qualquer projeto.
§        Os dias de Lua Minguante não são bons para se colher ervas e plantas que contenham muita seiva.
§        Se quiser que seus cabelos fiquem grandes e volumosos, não os corte durante a Lua Minguante.


[*] Esta informação eu acho discutível. Acho mais indicado a pessoa cortar seus cabelos no dia da fase de sua Lua de nascimento (p. ex.: 3º dia da Nova, ou 5º dia da Cheia, ou 2º da Minguante, etc.).

Um comentário: