terça-feira, 13 de novembro de 2012

Nativo do dia 13 de Novembro





Michel Gauquelin - psicólogo e estatístico francês que, juntamente com a sua primeira mulher, Françoise, realizou um controverso estudo estatístico da astrologia.
Foi autor de várias obras como The Scientific Basis of Astrology (Londres, 1969) e The Truth About Astrology (Londres, 1983).
Segundo suas próprias palavras, “o pouco dinheiro que tinha, gastava em selos nas cartas que escrevia para os muitos cartórios de registro da França, solicitando horários de nascimento”. Gauquelin tinha em mente uma pesquisa de natureza estatística e precisava reunir dados suficientes para chegar a uma conclusão válida. Os primeiros testes focalizaram o simbolismo zodiacal: a influência do zodíaco na escolha profissional e a hereditariedade entre pais e filhos. Os resultados foram publicados em 1955, no primeiro livro, “L’Influence des Astres”, após cinco anos de trabalho.
Além da pesquisa centrada no zodíaco, que não foi favorável à astrologia (pois seu planejamento tenha sido no mínimo discutível) outro experimento, que mostrava a distribuição no espaço dos planetas do sistema solar, mais o Sol e a Lua, obteve um extraordinário sucesso. Calcularam-se as posições desses corpos celestes no horário de nascimento de médicos eminentes da Academia de Medicina da França, num total de 576 profissionais, tendo como resultado uma interessante correlação. Dois anos depois, repetiu-se o mesmo tipo de experiência, dessa vez com outros 508 médicos, e novamente as correlações se confirmaram. A grande “descoberta” foi que, dividindo a esfera celeste em doze setores, os planetas Marte e Saturno, e só eles, apareciam com maior freqüência próximo ao Ascendente e ao Meio Céu no horário em que os futuros médicos vieram ao mundo. Essa freqüência em dois dos setores demarcados superava em muito o que seria o esperado numa distribuição aleatória. O resultado mostrava-se estatisticamente muito significativo, ou seja, a probabilidade de que esses dados fossem obra do acaso era remotíssima.
Gauquelin provou estatisticamente que existe uma correlação significativa entre a posição de Marte no momento do nascimento e o fato da pessoa ser um grande atleta – correlação que foi chamada de Efeito Marte. Ele também afirmou haver ligação entre Júpiter e sucesso militar, e entre Vênus e habilidade artística.
Michel Gauquelin faleceu em 20 de Maio de 1991, em Paris.





Nenhum comentário:

Postar um comentário